Sim, há um trapézio em seu corpo. Mas você não o consegue ver, nem pelo espelho. Este é um dos principais músculos do pescoço e da porção superior do tronco, e sem ele não é possível ou torna-se muito difícil fazer coisas simples, como "dar de ombros", elevar os braços para os lados, e nem mesmo jogar o pescoço para trás. E se você tem distonia cervical, este músculo grande também é um dos contribuintes para seus seus movimentos, e dores.
Observe abaixo a figura geométrica que há em seu corpo. Incline a cabeça, e veja cada porção como um trapézio. Daí o nome do músculo.
https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS4tAgHwG3lSLvMCqkepvZZx0NNTCPIZ_Uh39OFtIUZaKad1mmfhw |
Diga oi, muito prazer para o seu trapézio. Observe que este é um músculo grande, formado por duas bandas que se fixam nas vértebras da coluna cervical e torácica, e que que unem na linha média do corpo.
Há três porções no músculo de cada lado:
1. Uma porção cervical, a mais alta e que está localizada no pescoço - sua função é, quando agindo de um lado só, jogar o pescoço para aquele lado (lateralizando, ou aproximando a orelha do ombro do mesmo lado, e rodando o pescoço, ou aproximando o queixo à orelha do mesmo lado). Se os dois lados agem igualmente, permitem à pessoa colocar o pescoço para trás.
2. Uma porção escapular, que se joga sobre o ombro. É o músculo que cresce entre o pescoço e o ombro nos praticantes de halterofilismo. Ele fixa o ombro em movimentos que exigem movimentação do braço, fixa a escápula (o osso localizado atrás de seu ombro, que os antigos chamam de "pá"), e auxilia na elevação do braço juntamente com o músculo do ombro, o deltoide (aquele difícil de crescer na musculação) em movimentos de 90 graus para cima.
3. Uma porção torácica, que se deita sobre o gradil costal (as costelas), e auxiliam na fixação da escápula em movimentos dos ombros e braços, na depressão (movimento de queda0 e retração dos ombros.
Observe abaixo estas porções em cores diferentes:
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/a/aa/Trapezius_animation_small2.gif/220px-Trapezius_animation_small2.gif |
O trapézio pode ser visto sendo trabalhado aqui embaixo:
https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcR0rZ2OkNyYmwB1eUfqHKPJIIomidnuRiF6HoBt3x5x89azOnmsBA |
E na distonia cervical? O que o músculo pode fazer? O trapézio pode causar retração da cabeça para trás, o retrocolo (veja o post sobre distonia cervical para saber o que é isso - aqui). Fora isso, e os portadores de distonia cervical bem sabem, o músculo causa muitas dores, sendo frequentemente alvo de aplicações de toxina botulínica e das mãos de massoterapeutas.
https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRHUvPiB9M071pXlKwfBJKRaQj0-igx04OvNAzp96cmfEZLduqx |
Quem nunca sentiu essas dores?
Dores de quem carrega mochila nas costas, de quem vive sentado no computador, de quem não faz exercícios há um tempão, de quem está acima do peso, e de quem está grávida.
A dor causada por uma contratura ou dos miofascial da porção mais alta do trapézio pode dar dores que se assemelham a dores da coluna, da mandíbula, de uma dor por tensão, ou mesmo de uma enxaqueca:
http://neckpainsupport.typepad.com/.a/6a010534db265a970c0120a61afd9a970c-500wi |
Os pontos vermelhos são pontos de irradiação de dor.
Já lesões e contraturas em porções mais baixas do trapézio podem produzir dor até mesmo no braço do mesmo lado.
http://www.namtpt.shuttlepod.org/Resources/Pictures/TrapeziusNEWPainOnly.gif |
Ou seja, temos um senhor músculo em nosso corpo, que quando bem trabalhado e exercitado torna-se um aliado, mas em pacientes com distonia cervical e nos sedentários ou que carregam peso, acaba se tornando um tormento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente na minha página do Facebook - Dr Flávio Sekeff Sallem,
Médico Neurologista