sábado, março 12, 2011

E quanto à cefaleia tensional?

Nome diferente para uma dor de cabeça, não? Mas este nome, cefaleia tensional, é o nome dado à cefaleia mais comum no mundo. E é tão comum, que chega a ser desvalorizada pelos pacientes. Sim, pois não é todo mundo que a possui que procura um médico. A cefaleia tensional é aquela dor chata, leve a moderada, em aperto ou peso, localizada dos dois lados da cabeça na frente, atrás ou na cabeça toda, como um capacete a pressionar o couro cabeludo. Geralmente a luz ou o barulho não incomodam, ou um dos dois incomoda pouco, diferente da enxaqueca em que a luz e o barulho geralmente levam o paciente a desesperadamente procurar um lugar escuro e silencioso para se encolher. Não há náuseas ou vômitos, e a dor não atrapalha, ou atrapalha pouco as atividades da vida diária, diferente da enxaqueca em que a cefaleia força o paciente a parar de fazer o que estiver fazendo.

As causas da cefaleia tensional são várias, e mais comumente referem-se a cansaço físico ou mental, esforço repetitivo, tensão emocional, ou às vezes não se encontra causa (ou seja, é idiopática).

O diagnóstico é pela história da dor de cabeça, mas deve-se fazer uma tomografia de crânio, pelo menos, quando a cefaleia é nova, ou sofreu piora recente, ou ocorre em paciente acima de 50 anos de idade, ou é nova e ocorre em pacientes com história de doenças sérias como lúpus, doenças reumáticas ou câncer.

O tratamento é variado, e deve ser feito com neurologista, que é o médico que estuda as causas e as melhores terapias para cefaleia tensional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente na minha página do Facebook - Dr Flávio Sekeff Sallem,
Médico Neurologista