sexta-feira, abril 22, 2011

Síndrome do túnel do carpo

Você já acordou à noite com dormência/formigamento ou fraqueza em uma ou ambas as mãos, com melhora após balançar as mãos algumas vezes? Se já, isso é bastante desagradável, não é mesmo? Pois bem, você pode estar com a síndrome do túnel do carpo (STC). Esta é uma mononeuropatia, ou seja, a lesão de um nervo único em algum lugar do corpo, nesse caso na mão ou no antebraço, o nervo mediano.

Lá vai uma figura do nervo mediano no punho:



Essa figura vem desse site aqui: http://estudiopilatesacquafit.blogspot.com/2011/01/sindrome-do-tunel-do-carpo-e-importante.html
Pois bem, observe que o nervo, esta estrutura amarela no punho, pode ser comprimida entre os dois ossos do antebraço, rádio e ulna, e os ossos da mão, e os tendões dos vários músculos que correm por ali. Mais uma figura:

Essa figura veio desse site:












 http://vinhetas.drauziovarella.com.br/entrevistas/carpo1.asp

Em algumas situações, como nas pessoas que digitam muito, que fazem trabalhso manuais, que escrevem muito, ou em pacientes com algumas doenças como diabetes ou hipotireoidismo (queda da função da tireóide), pode haver inflamação e inchaço (edema) do nervo e das estruturas ao redor, levando à compressão do nervo mediano e aos sintomas ditos acima que isso ocasiona.

Mais uma figura:


Síndrome do Túnel do Carpo Bilateral com Liberação Cirúrgica
Que veio desse site aqui: http://google.nucleusinc.com/generateexhibit.php?ID=27577&A=1090
O tratamento dessa doença, quando os sintomas são moderados a graves, é cirúrgico, aliás uma cirurgia benigna e rápida, pois assim impede-se a piora e mesmo a perda de função da mão. Muitas vezes os sintomas são leves, e basta uma tala fixa de punho para dormir para diminuir a compressão do nervo e alentecer a evolução da doença.

sindrome do tunel do carpo5

Essa figura da tala fixa de punho veio desse site: http://lucianefigueira.wordpress.com/2009/06/18/sindrome-do-tunel-do-carpo/sindrome-do-tunel-do-carpo5/


O uso de anti-inflamatórios pela boca ou locais por injeção também pode ser feito.

Uma coisa interessante: A STC pode ser o primeiro sintoma de diabetes ou de hipotireoidismo. Logo, se você estiver sentindo coisas parecidas com as descritas acima, procure um médico urgente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente na minha página do Facebook - Dr Flávio Sekeff Sallem,
Médico Neurologista