sexta-feira, maio 06, 2011

Medula espinhal

Você já deve ter se perguntado - coomo o cérebro faz para controlar tudo, o corpo todo, se ele está lá em cima, e por exemplo, o pé está lá embaixo? Pois bem, para isso ele conta com órgãos especializados em transmitir as informações dele e para ele. São a medula espinhal e os nervos periféricos.

A medula é uma estrutura alongada que sai imediatamente embaixo do tronco cerebral, a parte mais baixa do cérebro. Ela parece um grande cone, e vai do seu pescoço até o final de suas costas, protegida por um colete ósseo, a coluna vertebral ou espinha. Nela entram nervos que transmitem as informações vindas da periferia do corpo, pele, músculos, braços, pernas, tronco, para o cérebro, e dela saem nervos que vão dizer o que o cérebro quer que seja feito - mover um braço aqui, mover uma perna ali, abrir a boca, etc...

A medula é formada pelas seguintes partes:
1. Cervical - A mais alta, localizada no pescoço
2. Dorsal ou torácica - Localizada nas costas, é a mais longa
3. Lombar - Localizada lá embaixo dos rins
4. Sacro-coccígea - Parte pequena, seus segmentos formam uma parte mais avolumada da medula chamada de cone medular.

A medula não é tão grande quando a coluna vertebral, pois a coluna acaba por crescer mais que a medula, e isso é bom, por que dá a nós médicos um belo espaço lá embaixo, sem medula, para coletar líquido espinhal para exames.

Uma figura da medula:



Essa figura veio daqui: http://auladefisiologia.files.wordpress.com/2009/11/medula.gif?w=417&h=517

Observe nessa figura o tronco cerebral lá em cima seguido logo após pela medula. A medula como o cérebro é envolvido pelas meninges, a pia-máter, a aracnóide, e a dura-máter, de dentro para fora. A medula é envolta também, como pode-se ver na figura, por osso denso, as vértebras. E da medula saem e entram os nervos. Observe na figura menor à esquerda que a medula é menor que a coluna óssea, e há uma estrutura lá embaixo chamada de cauda equina, que é um conjunto de nervos que saem das porções mais baixas da medula para a porção baixa do abdome e para os membros inferiores, as pernas.

A medula é um órgão de extrema importância, mas não é somente mandada pelo cérebro, tendo ela vida própria quando separada do cérebro. Isso ocorre por exemplo nos casos de acidentes, fraturas por quedas, ou lesão por arma de fogo. Ocorre lesão medular, e a pessoa perde a força e a sensibilidade abaixo da lesão, além de ter alterações da bexiga e do reto.

A medula sem o cérebro faz isso, exerce suas ações independente da vontade, e suas ações são de enrijecer o corpo, tornar o corpo mais duro, mais tenso, e os reflexos acabam por ficar mais exaltados ao exame com o martelinho de reflexos. Além disso, como houve lesão da medula, a pessoa perde a capacidade de sentir o corpo abaixo da lesão por que a sensibilidade não chega mais ao cérebro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente na minha página do Facebook - Dr Flávio Sekeff Sallem,
Médico Neurologista