sábado, junho 25, 2011

Para que serve a tomografia de crânio

Você já se perguntou o porquê de o médico lhe pedir uma tomografia de crânio (TC)? E o que é uma tomografia? Uma radiografia do crânio não seria suficiente? Todas estas perguntas serão respondidas... agora!

Tomografia vem do grego, Tomos (Corte) e Graphos (Imagem), ou seja, imagem em cortes. Na verdade, a tomografia é uma forma antiga (mais de 50 anos de idade) de se visualizar o que ocorre dentro do corpo através do corte da região examinada em várias camadas. Pode-se fazer tomografia de qualquer parte do corpo, qualquer mesmo. Mas é do crânio que se pede mais tomografias.

O aparelho de tomografia é um trambolho como esse que você vê abaixo:



Essa imagem veio daqui: http://es.centa.cat/upload/apartat/2tac4-2.JPG

Sua cabeça ou a parte que se quer examinar entra no aro, e é vista em vários cortes de imagens. As imagens são radiografias mais estilosas do que uma radiografia convencional, e são mostradas em grades como se sua cabeça (ou qualquer parte do seu corpo) fosse cortado, e uma foto fosse tirada de cada parte. Observe abaixo uma imagem de tomografia:



Essa imagem, que aliás não está normal, por que mostra um tumor cerebral (área esbranquiçada no centro das imagens mais baixas) veio daqui: http://www.zgapa.pl/zgapedia/data_pictures/_uploads_wiki/c/CompT.jpg

 O que ocorre é que vários graus de radiação penetram no corpo e retornam ao aparelho, mandando uma mensagem do que viram, e o aparelho desenha o que vê.

E o que uma tomografia de crânio pode ver? Muito bem, vamos lá:

1. Uma TC pode ver se há sangramentos na sua cabeça, decorrentes de uma ruptura de um aneurisma, de trauma craniano, ou de um derrame por pressão alta;
2. Uma TC pode verificar se há derrame isquêmico, causado pelo entupimento de uma artéria ou veia cerebral;
3. Uma TC pode ver se há alargamento dos espaços de líquido no cérebro - os ventrículos;
4. Uma TC pode verificar se há tumores cerebrais ou lesões que cresçam dentro do cérebro;
5. Uma TC pode ajudar a dizer se aquela dor de cabeça que você sente é algo para se preocupar ou não;
6. Uma TC pode ajudar a dizer se vale a pena colher líquido da espinha por conta de alguma doença cerebral ou não.

Ou seja, a TC serve para várias coisas. E é um exame rápido, que dura 2 a 4 minutos para ser feito, ideal quando se quer pressa e rapidez/urgência, como num pronto-socorro.

E o contraste? Para que serve? Muito bem, o contraste serve para ver melhor coisas que sem o contraste passariam desapercebidos, ou seriam difíceis de ver. Várias doenças sofrem o que chamamos de realce com o contraste, ou seja, ficam mais visíveis. É o caso de alguns tipos de tumores e infecções (abscessos) cerebrais. E o contraste é feito de iodo. Ou seja, quem tem alergia a iodo não pode fazer o contraste. Mas se for necessário, o médico irá prescrever tratamento antilérgico antes do contraste.

Mulheres gestantes podem fazer TC? Somente se o médico que a assiste autorizar, e somente se o benefício ultrapassar o risco para o feto, por que radiação pode levar a problemas fetais.

Quem tem marcapasso pode fazer tomografia de crânio? Diferente da ressonância magnética, da qual falaremos depois, onde há um campo magnético ao redor do paciente, na tomografia não há tal coisa, e não há problemas com marcapassos. Ou seja, sim, quem tem marcapasso pode fazer tomografia!

Agora, quem decide se você tem de fazer ou não uma TC é o médico que lhe assiste. Ele discutirá com você as indicações/contra-indicações, e os porquês de fazer ou não.

E para que serve as radiografias de crânio? Basicamente, hoje em dia, para ver traumas ou anormalidades mais grosseiras, e não deve mais ser solicitada de rotina quando se tem uma tomografia que pode ser usada.

12 comentários:

  1. Amei toda a explicação. Eu sinto fortes dores de cabeça e uma certa vez foi tão forte que não suportei a for e fui parar numa emergência com suspeita de AVC, foi um susto e tanto para mim com apenas 20 anos. Fiz a tomografia e não acusou nada de anormal, tomei 3 doses de tramal no soro e nada da dor ao menos aliviar, eu fiquei com a dúvida enorme de que a TC não tinha muita serventia para saber o que eu tinha, eu pensava que tinha um tumor. Mas se passaram os dias e a dor simplesmente sumiu. Bom, penso que seja uma cefaléia aguda ou enxaqueca, então queria tirar essa dúvida, a TC diagnostica uma cefaléia ou enxaqueca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clayde, cefaleia é outro nome para dor de cabeça, e uma da causas mais comuns de cefaleia é enxaqueca, que é uma doença crônica. A TC não faz diagnóstico de enxaqueca, pois é necessário que ela esteja normal nesta doença. A TC serve para diagnosticar outras causas de dor de cabeça.

      Excluir
  2. Sinto pontadas na cabeça e no ouvido do lado esquerdo, de uns dias para ca ando sentindo todoa os dias?
    O que pode ser?
    Fiz uma Tc hoje espero que esteja tudo bem comigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. Qualquer sugestão diagnóstica somente deve ser feita em consulta. Por favor, procure um neurologista.

      Excluir
  3. Boa noite ! Tenho tido dores fortes de cabeça á muito tempo , dores tão fortes que queimam . .. Mas hoje tive uma crise tão grande que me levou ás urgeñcias , onde fiz um tac e segundo o relatório estava tudo bem . Mas disse me que para procurar a médica de familia para fazer outro tipo de exame para saber o porque estas dores fortes que me dão .. A minha questão é saber se o tac é mais especifico do que qualquer outro exame e saber p porque destas dores visto que com o tac nada foi resolvido .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Alexandre. A tomografia não é nem específica nem sensível para a maior parte das dores de cabeça, e um diagnóstico bem feito somente pode ser alcançado com uma boa história clínica e um exame neurológico adequado.

      Excluir
  4. Não consigo dormi mais com tantas dores de cabeça passo o dia todo com dores e hoje ta bem pior fiz uma TC há quase 2 anos e foi dignificado uma pequena inflamação sinusite mais ultimamente não consigo mais dormir nem se quer olha para o lado ou baixar a cabeça o que sera isso será preciso ir ao médico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. Sim, procurar um médico é a solução mais adequada.

      Excluir
  5. Tive osteoblastoma na tc4 tc5, fiz a cirurgia mais ainda sinto dor e o médico pediu uma tomografia do crânio, mas não sinto dor na cabeça! Isto está certo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro, não posso discutir condutas de outros colegas sem uma consulta formal, pelos aspectos ético-legais envolvidos. Discuta com seu médico o porquê da tomografia.

      Excluir
  6. Tenho 31 anos e estou a uma semana com dor de cabeça, tomei cefalium e não adiantou tomei sumax melhorou a dor forte,porém ainda sinto dor.O neuro me falou para tomar analgésicos e fazer uma tomo do crânio. O procedimento está correto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. Elida, não vejo problemas na conduta do colega. Ele, certamente, fez o que achou ser o melhor para você.

      Excluir

Coloque suas perguntas aqui. Mas lembre-se, consultas somente no consultório. Perguntas relativas a sugestões de diagnóstico e tratamento não serão respondidas. Espero que entendam. Obrigado.