sábado, junho 25, 2011

Para que serve a tomografia de crânio

Você já se perguntou o porquê de o médico lhe pedir uma tomografia de crânio (TC)? E o que é uma tomografia? Uma radiografia do crânio não seria suficiente? Todas estas perguntas serão respondidas... agora!

Tomografia vem do grego, Tomos (Corte) e Graphos (Imagem), ou seja, imagem em cortes. Na verdade, a tomografia é uma forma antiga (mais de 50 anos de idade) de se visualizar o que ocorre dentro do corpo através do corte da região examinada em várias camadas. Pode-se fazer tomografia de qualquer parte do corpo, qualquer mesmo. Mas é do crânio que se pede mais tomografias.

O aparelho de tomografia é um trambolho como esse que você vê abaixo:



Essa imagem veio daqui: http://es.centa.cat/upload/apartat/2tac4-2.JPG

Sua cabeça ou a parte que se quer examinar entra no aro, e é vista em vários cortes de imagens. As imagens são radiografias mais estilosas do que uma radiografia convencional, e são mostradas em grades como se sua cabeça (ou qualquer parte do seu corpo) fosse cortado, e uma foto fosse tirada de cada parte. Observe abaixo uma imagem de tomografia:



Essa imagem, que aliás não está normal, por que mostra um tumor cerebral (área esbranquiçada no centro das imagens mais baixas) veio daqui: http://www.zgapa.pl/zgapedia/data_pictures/_uploads_wiki/c/CompT.jpg

 O que ocorre é que vários graus de radiação penetram no corpo e retornam ao aparelho, mandando uma mensagem do que viram, e o aparelho desenha o que vê.

E o que uma tomografia de crânio pode ver? Muito bem, vamos lá:

1. Uma TC pode ver se há sangramentos na sua cabeça, decorrentes de uma ruptura de um aneurisma, de trauma craniano, ou de um derrame por pressão alta;
2. Uma TC pode verificar se há derrame isquêmico, causado pelo entupimento de uma artéria ou veia cerebral;
3. Uma TC pode ver se há alargamento dos espaços de líquido no cérebro - os ventrículos;
4. Uma TC pode verificar se há tumores cerebrais ou lesões que cresçam dentro do cérebro;
5. Uma TC pode ajudar a dizer se aquela dor de cabeça que você sente é algo para se preocupar ou não;
6. Uma TC pode ajudar a dizer se vale a pena colher líquido da espinha por conta de alguma doença cerebral ou não.

Ou seja, a TC serve para várias coisas. E é um exame rápido, que dura 2 a 4 minutos para ser feito, ideal quando se quer pressa e rapidez/urgência, como num pronto-socorro.

E o contraste? Para que serve? Muito bem, o contraste serve para ver melhor coisas que sem o contraste passariam desapercebidos, ou seriam difíceis de ver. Várias doenças sofrem o que chamamos de realce com o contraste, ou seja, ficam mais visíveis. É o caso de alguns tipos de tumores e infecções (abscessos) cerebrais. E o contraste é feito de iodo. Ou seja, quem tem alergia a iodo não pode fazer o contraste. Mas se for necessário, o médico irá prescrever tratamento antilérgico antes do contraste.

Mulheres gestantes podem fazer TC? Somente se o médico que a assiste autorizar, e somente se o benefício ultrapassar o risco para o feto, por que radiação pode levar a problemas fetais.

Quem tem marcapasso pode fazer tomografia de crânio? Diferente da ressonância magnética, da qual falaremos depois, onde há um campo magnético ao redor do paciente, na tomografia não há tal coisa, e não há problemas com marcapassos. Ou seja, sim, quem tem marcapasso pode fazer tomografia!

Agora, quem decide se você tem de fazer ou não uma TC é o médico que lhe assiste. Ele discutirá com você as indicações/contra-indicações, e os porquês de fazer ou não.

E para que serve as radiografias de crânio? Basicamente, hoje em dia, para ver traumas ou anormalidades mais grosseiras, e não deve mais ser solicitada de rotina quando se tem uma tomografia que pode ser usada.

15 comentários:

  1. QUALQUER PESSOA PODE DEDIR O ENCEFALOGRAMA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É melhor que um neurologista solicite, pois somente ele saberá o motivo da necessidade do exame

      Excluir
  2. Respostas
    1. Para o diagnóstico de epilepsias, e algumas formas de demências.

      Excluir
  3. boa tarde Dr, gostaria de tirar uma duvida de um paciente recente.
    após um tombo e bater com a cabeça nada foi encontrado na TC e dias depois teve dor na cabeça com estado grave de convulsão e mesmo assim nada constou na segunda TC.
    Seria o caso de uma ressonância para uma melhor avalizao?
    já que o caso apresenta perda de memoria e tontura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente sim, e também de uma avaliação neurológica completa.

      Excluir
  4. Fiz um TC e a médica não deu contraste porque diz não ter dúvidas. Isso quer dizer que viu alguma lesão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O uso de contraste pode auxiliar na detecção de algumas lesões, mas a TC sem contraste já ajuda a dizer se há algo errado ou não.

      Excluir
  5. Eu fiz a uns 2 meses e deu tudo normal, entao eu nao tenho o q me preocupar?

    ResponderExcluir
  6. Dr. estou com um peso na cabeça do lado esquerdo há um mês, o senhor acha que é motivo de submeter uma tomografia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso depende da opinião do médico que o vir. Sugiro discutir isso com um neurologista.

      Excluir
  7. Tenho vários sintomas, entre eles... desequilíbrio, tonteira, fraqueza, cansaço extremo ao pequenos esforços, até no ato simples de abaixar e levantar, peso nas pernas, formigamentos em membros inferiores e superiores, perda de força e dor nas mãos, dificuldade de engolir até saliva, parece que a garganta está paralizada, queimação na pele, agulhadas pelo corpo, fadiga, mal estar, visao dupla e embaçada.
    Me pediram uma TC de cranio, mas não estou convencida que seja o exame ideal para o caso.
    Só o TC pode me dar um dignóstico?
    Att,
    Valdenéa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente não só a TC. O diagnóstico virá da combinação de uma história clínica certeira, um exame físico e neurológico adequado, e o exame que o neurologista julgar necessário.

      Excluir

Comente na minha página do Facebook - Dr Flávio Sekeff Sallem,
Médico Neurologista