segunda-feira, julho 25, 2011

O que são "focos de gliose ou microangiopatia"?

Você já leu isso, ou o seu médico viu esse resultado no seu exame de ressonância? Você perguntou o que é isso ao seu médico? Você sabe o que é isso? Se você respondeu não a duas ou mais das perguntas, você está no lugar certo para saber o que é isso!

Primeiro, vamos a um pouco mais de anatomia. O cérebro é formado grosseiramente por duas partes, as substâncias branca e cinzenta. A cinzenta são os neurônios (Veja aqui), e tem realmente um aspecto mais escuro ao exame. Já a substância branca são os prolongamentos dos neurônios, os axônios e os dendritos, mais as células de suporte, as células da glia ou gliais (Veja aqui). Estes prolongamentos são rodeados por uma substância chamada de mielina, produzida pelos oligodendrócitos. Veja o link acima para mais detalhes.

http://familymedicinehelp.com/wp-content/uploads/2010/08/stroke-300x240.jpg













O cérebro é também composto por vasos sanguíneos, e os vasos vão ficando cada vez menores à medida que vão se aprofundando no cérebro. Os superficiais são maiores, e têm o que chamamos de circulação colateral, ou seja, um vaso faz comunicação com outros. Desse modo, a superfície cerebral têm áreas que são supridas por mais de um vaso, e se um vasinho fechar, outros o ajudarão a não deixar aquela região sofrer. Mas na profundidade do cérebro, a circulação colateral acaba, e os vasos vão ficando mais finos e solitários.


http://familymedicinehelp.com/wp-content/uploads/2010/08/stroke-300x240.jpg

Observe que os vasos mais profundos são menores que os mais superficiais, e também menos relacionados uns com os outros. E esses vasos menores irrigam pequenas partes do tecido cerebral profundo. Logo, entupimento destes vasos podem levar a lesões cerebrais localizadas, pequenas, dependendo de quantos destes vasos são ocluídos.

Mas além de artérias, o cérebro também possui veias, e as veias, diferente das artérias que entram no cérebro (levando sangue cheio de oxigênio), saem do cérebro (levando sangue cheio de gás carbônico para os pulmões e lixo dos tecidos para os rins e fígado). As veias também são grossas e grandes na superfície, e vão ficando cada vez menores na profundidade cerebral (as vênulas). Ao redor das vênulas, podem se formar inflamações por vários motivos (a esclerose múltipla, por exemplo, constitue-se de focos inflamatórios ao redor de vênulas, ou seja, perivenulares).

Muito bem, agora que você entendeu um pouco de seu cérebro, vamos falar de você!

O que são "focos de gliose ou microangiopatia"? Bem, o que ocorre é que algumas minúsculas áreas do seu cérebro sofreram algum tipo de lesão por vários motivos (motivos estes que o seu médico deve pesquisar e dizer). Estas áreas podem ser isoladas (ou seja, em uma porção única qualquer do cérebro), múltiplas ou confluentes (quando várias destas lesões se juntam e forma lesões maiores).

Na maior parte das vezes, estas lesões não são de significância, ou seja, não são importantes. Mas na verdade, é seu médico que deve verificar a importância delas. Em outros casos, estas lesões pode sugerir alguma doença mais séria, como um derrame ou esclerose múltipla. Mas não fique preocupado.

Quais são as causas de "focos de gliose ou microangiopatia"?

1. Idade - Ocasionalmente, pessoas acima dos 40 anos de idade, normais, saudáveis, sem doença alguma, podem apresentar estas lesões, geralmente isoladas ou em pouca quantidade, e não querem dizer mais nada além de "seu cérebro está ficando velho"!
2. Tabagismo (Fumo) - Pela possibilidade de lesão vascular em vários locais, como o cérebro, o tabagismo pode levar a lesões deste tipo, e dependendo da extensão e do número de lesões, isso deve ser investigado.
3. Hipertensão arterial (Pressão alta) - É a causa mais frequente destas lesões, e como o tabagismo, sugere lesão de vários vasos no corpo, entre eles os cerebrais. Na presença de pressão alta, estas lesões devem também ser investigadas.
4. Diabetes - Ocorre aqui o mesmo que ocorre com a pressão alta.
5. Enxaqueca - Pacientes sem outras doenças com enxaqueca podem apresentar estas lesões. Enxaqueca é uma doença vascular do cérebro, ou seja, também acomete os vasos cerebrais, e pode levar a lesões vasculares. Os focos de microangiopatia podem significar acometimento de pequenos vasos cerebrais, mas nestes casos são geralmente poucos e pequenos, e sua presença sem outras doenças como diabetes ou pressão alta não é de significância. No entanto, seu médico deve olhar o exame e decidir o melhor caminho a seguir para você!
6. Esclerose múltipla - Aqui as lesões são diferentes, são múltiplas, confluentes, e têm aspecto específico. Seu médico neurologista saberá diferenciar as lesões insignificantes das causadas por esclerose múltipla.

Em conclusão, estas lesões devem ser avaliadas no contexto geral do paciente, ou seja, idade, sexo, fatores de risco vascular e sintomas/sinais ao exame neurológico. Não é possível tirar conclusões sem ver o paciente, e somente o médico que o acompanha pode dizer algo a respeito destas pequenas lesões cerebrais.

Mas fique tranquilo, pois na maior parte não significam muita coisa. Mas se você quer evitar que estas lesões aumentem ou se espalhem, pratique atividade física orientada pelo seu clínico ou cardiologista, pare de fumar, pare de comer besteiras, tenha alimentação saudável, pare de beber álcool em grande quantidade, emagreça e trate sua pressão, se estiver alta, e seu diabetes, caso você tenha diabetes. Também tome suas medicações conforme seu médico lhe orientou! Observe seu colesterol também!

E tenha uma vida saudável.

78 comentários:

  1. A orientação é clara em linguagem simples e bastante esclarecedora.

    ResponderExcluir
  2. Muitíssimo grata, Dr. Flávio, pelas valiosíssimas informações.

    ResponderExcluir
  3. Muito esclarecedor e facilita a comunicação com o médico que me acompanha.

    ResponderExcluir
  4. Os médicos parecem não dar importância, mas eu creio que tenho mesmo EM pois tenho quebras de força nas pernas como se de repente houvesse um curto circuito no sítio em que sinto a quebra.Na minha RM, foram encontradas múltiplas lesões hiperintensas ( nos dois hemisférios) e hiper sinal em T2 Além disso tenho muito pouca sensibilidade nas plantas dos pés, como se ali houvesse uma matéria estranha, e também recentemente perdi sensibilidade nas estremidades de alguns dedos da mão direita.

    ResponderExcluir
  5. Cara eu tenho atrofia no cerebelo é agora lendo isso acho que a causa foi a enxaqueca que eu tinha muito e parou sozinha mas acredito que foi a causa da ATROFIA CEREBELAR tirou todo meu equilíbrio e coordenação de andar, fumei bastante, bebida só cerveja,e ai alguém me diz se tem como recuperar o que perdi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente, acho difíćíĺ a sua enxaqueca ser a causa da atrofia de cerebelo. É melhor você procurar um neurologista para ver isso.

      Excluir
  6. Muuuuuuito obrigada pelas informações!!! Deus te abençoe ainda amais!!!

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. Não, mas tem como evitar que piore - alimentação correta, tratar hipertensão e diabetes, diminuir colesterol, atividade física e boa noite de sono

      Excluir
  8. tem almento certo pra quem tem gliose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alimentos sem sal, açúcar e sem gorduras saturadas, ou seja, alimentação saudável e equilibrada

      Excluir
  9. Muito obrigada Dr Flavio pela explicação dos pequenos e rasos focos de Gliose na substância branca supratentorial na minha ressonancia magnetica..eu fiquei apavorada, meu neurologista não me falou desse jeito que senhor explicou, eu tomo remedio de pressão alta ha mais de 25 anos.obrigada mesmo valeu.

    ResponderExcluir
  10. Stress excessivo provoca a formação de microangiopatia no cérebro? Porque não bebo, não fumo, não tenho diabetes, colesterol e nem triglicérides. Comecei a ter pressão alta de há três anos. Estou com 61 anos, mas as preocupações com diárias me stressam muito. Pergunto : o stress provoca microangiopatia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser, pois o estresse leva a maior depósito de gordura nos vasos, e tende a aumentar a pressão arterial

      Excluir
  11. Dr. Flávio, tenho 25 anos, não bebo, não fumo, praticava esporte e musculação todos os dias até 2 meses atrás. Faz dois meses que após uma corrida comecei a sentir dormências no lado esquerdo do corpo, principalmente na face, todos os dias. Fiz diversos exames, todos apresentaram resultados normais, com exceção de dois, exame TRANSESOFÁGICO que apresentou uma FORAME OVAL PATENTE, que segundo o cardiologista não tem relação nenhuma e não há necessidade de tratamento e no exame de RESSONÂCIA DO CRÂNCIO, que como conclusão apresentou RARO MÍNIMO FOCO DE SUBSTÂNCIA BRANCA NO LOBO FRONTAL, INDICANDO MIGRANÊA, porém não tenho dores de cabeça. Pergunto ao senhor se isso pode ter alguma relação com as dormências. E, como andei pesquisando, fiquei meio assustado com os resultados. Essa substância branca pode ser algo grave, perda de memória a curto ou longo prazo, demência, ou tem chance de estabilizar no modo que está?
    Desde já muito grato pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. Provavelmente não há nenhuma relação. Mas sugiro que você procure um neurologista para acabar com a dúvida.

      Excluir
    2. Oi amigo vi sua mensagem a respeito de foco substancia branca do cérebro e acontece comigo e pesquisei muito e conversei com vários médicos. Tenho 69 anos, tive dois AIT (acidente isquemico transitório) primeiro em 2011 e outro em 2015. Infelizmente os médicos não me orientaram e apenas disseram que era normal, principalmente pela idade. Hoje sei que não.... o aumento dessa massa branca são microvasos que morrem e também morrem os neuronios que estavam sendo irrigados, no local fica então estas "cicatrizes" inocuas, que vão tomando conta do cérebro e que no futuro com a velhice leva à demencia e alzheimer. Estou estudando o livro de um psiquiatra americano que há 40 anos investiga a degeneração neurologica, em seu livro "O fim do Alzheimer", deica claro que a situação deve sim ser vista e se fazer a prevenção para quem apresenta estes focos de massa branca. Ao todo existem 36 fatores que levam ao Alzheimer, entre elas: alimentação errada, inflamação geral organica (é muito silenciosa), isquemias que não se apresentam com sintomas, e muitos outros. Estude o assunto, elimine tudo que é alimento industrializado, processado, inclusive de laticinios, leite de caixinha nem pensar!!!! Tudo que é feito com farinha branca processada..... o menos frequente possível..... e muitas outras situações que ele traz no livro. Um abraço.

      Excluir
  12. Obrigada pela brilhante informação. Amanhã vou ao neurologista.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia!!! Tenho 39 anos e sou hipertensa, fibromálgica , há 3 anos. E nesse período estou perdendo a visão também, o foco central... Visão borrada e muito brilho. Fiz vários exames e agora, que constatou que os meus nervos ópticos estão atrofiando !!!Fiz ressonância do crânio e deu gliose por migranea ou microangiopatia. Isso pode ser sério e estar afetando minha visão. .?? Meu neuro disse ser coisa normal...!!! Estou preocupada porque minhas pernas endurecem pra andar às vezes, sinto tremor nelas e estou começando a perder a sensibilidade em cima dos pés. ..!!! Me sinto triste e cansada, porque minha visão só piora, não resolve com óculos, e meus exames não constam nada. ..!!! Somente nervo atrofiando....!!! Por favor, me ajude!!! Obrigada! !!

    ResponderExcluir
  14. Minha vida mudou a 3 meses, quando começou uma dor de cabeça diária, mas que conseguia controlar. Fui ao neuro, e me disse que era uma migranea. A coisa muda de figura quando comecei a ter alterações visuais (moscas volantes, visão meio embaçada, parece que tem um gel dentro dos meus olhos), tremores nas extremidades das mãos e pés, uma ligeira dormência na perna direita,fraqueza, canso rápido, sinto músculos do corpo a pulsarem de repente. Fui ao neurologista e fiz a RM deu discreto foco de gliose fiz Electrocefalograma e deu disfunção cerebral ligeira. Receitaram magnésio e valproato de sódio pra minimizar dor de cabeça. Procurei a opinião doutro médico e me disse as mesmas coisas sobre os exames. Estou a medicar mas os sintomas não passam. As alterações visuais e ligeira falta de equilíbrio são os sintomas que mais preocupam. Tenho medo de ter um tumor no cérebro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a ressonância está somente com discreto foco de gliose, dificilmente haverá tumor cerebral. Sugiro manter o tratamento que o colega prescreveu.

      Excluir
  15. Só para completar tenho 28 anos, é até então tinha uma vida normal

    ResponderExcluir
  16. Um bom neurologista gente. Fazem dez anos tive um AVC de baixa intensidade, ficou apenas sequela prejudicando a memória recente. Nos últimos anos passei por um quadro agudo depressivo, apelei novamente para o neuro, nada de psicólogos ou psiquiatras. Tratamento contínuo, depressão dificilmente cura, convive-se com ela de maneira fácil basta uma boa medicação e muito atividade física e mental.Saúde a todos, física e mental. Abraço

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Dr. Flávio tenho enxaqueca desde os 20 anos e hoje estou com 52. Ja fiz vários tratamentos para enxaqueca, mas nada melhora. Fiz a RM e o resultado foi sinais de discreta microangiopatia/ gliose. Tem a ver com a enxaqueca? Agradeço muito pelas informações e comentários. Monica Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente sim, mas mantenha controle de seus níveis de pressão arterial e glicemia.

      Excluir
  18. Dr Flávio minha filha de 03 anos tem gliose nos lobos parietais e frontal ela é alérgica múltipla alimentar isso pode ter sido causado pela alergia? E pode evoluir ?

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde doutor! Tenho um filho de 5 anos que nasceu prematuro e com baixo peso. Demorou de sentar, sustentar o pescoço, de andar e o que mais nos preocupou foi a fala que demorou muito, com 5 anos ainda não fala direito. A neurologista passou uma ressonância e o resultado mostra gliose( áreá de gliose sequelar, de natureza indeterminada, na substância branca priventricular esquerdo, tracionando e ampliando levemente essa estrutura). Será que tem ligação com o atraso no desenvolvimento e principalmente a fala?

    ResponderExcluir
  20. Fiz uma ressonância e a conclusão veio q múltiplos focos hipertensos em T2/Flair na substância branca cerebral. De aspectos inespecifico q podem estar relacionado a microangiopatia crônica .É uma pequena lesão cistica na cisterna pré pontina compatível com cisto neuroenterico o q quer dizer isso?

    ResponderExcluir
  21. Bom dia. Tenho um filho de 20 anos que nasceu com 28 semanas e 1ql, ele falou com 10 meses, andou com dois anos e meio, fazia exames e não os resultados sempre eram normais. Ao longo dos anos sempre fez acompanhamento com neuro e ortopedista, é visível a deficiência na perna esquerda pois ela é ligeiramente mais curta e esta afinando, ele também possui uma rigidez muscular, mas as ressonâncias estão sempre normais. Lendo o seu blog me deparei com essa palavra GLIOSE e me lembrei q em uma ressonância de 2012 constava esse nome com uma interrogação, dizia exatamente asdim Será que essa "Discretos focos de tênue hipersinal em T2/FLAIR na substância branca periventricular bilateralmente, podendo corresponder a gliose,(sequelar?)", Poderia ser por isso que meu filho tem essa deficiência e rididez muscular?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. A gliose provavelmente não é a causa do problema, mas consequência de alguma lesão ou doença que seu filho tem ou teve que também causou os problemas motores. A gliose é somente a manifestação tardia nos exames de imagem. Resta saber qual a causa da gliose, e para isso, somente uma avalição pormenorizada em consulta.

      Excluir
  22. E quando estes sintomas aconteceu com a tireóide muito alterada e junto com sinais de ateromatose carotídea há risco de morte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. Bem, quais são os sintomas do paciente e qual a idade?

      Excluir
  23. Boa noite! Tenho 35 anos, sou tabagista desde os 14 anos, tenho também hipotireoidismo desde os 26 anos (uso Puran 112mcg/dia - TSH nl), sinto eventualmente (por uns dias) fraqueza muscular, vertigens, dormência no dedo do pé, tremores nas mãos e muita fadiga.. lembrando que estes sintomas desaparecem do dia pra noite e fico normal, sem sintomas por um tempo, digamos meses. Já tive tambem por duas vezes, aos 28 anos de idade, episódios de visão fraca (trêmula+flashes) com duração de uns 25 minutos. O colega de trabalho, (médico) sempre achou que esses sintomas fosse de estresse e/ou ansiedade..fiz duas RM de crânio no ano passado e o resultado foi: pequenos focos de hipersinal na massa branca subcortical a direita. Passei na neuro e ela falou que é inespecífico e que é para repetir esse ano a RM de crânio novamente...sai da consulta sem saber o que tenho! Então, achei melhor ir atrás de uma psiquiatra, achando necessário tratar a ansiedade/estresse que tanto me incomodava aqueles sintomas. Mas ela falou diferente..viu meus exames e falou que se tratava de esclerose múltipla, pois havia várias cicatrizes no meu cérebro..disse até que meu cérebro é igual ao de uma pessoa alcoólatra, mas não sou alcoólatra! Não tenho diabetes e nem HAS.. gostaria de saber realmente o que eu tenho! Cheguei até fazer uso de ansiolítico (Fluoxetina de 20mg/dia) e não consegui tomar por mais de 28 dias, de tão mal que me fez. Fiquei deprimida, me isolava das pessoas, e comia exageradamente..o tempo está passando, esses sintomas vão e vem como citei anteriormente e tenho receio de ser esclerose múltipla mesmo e não estar tratando!! Gostaria muito de saber a tua opinião!! Desde já agradeço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. Não há como emitir uma opinião sem vê-la em consulta, e olhar seu exame. Estou à sua disposição.

      Excluir
  24. Bom dia dr Flávio. Fiz uma Angiorressonância Magnética Arterial
    e Venosa dos Vasos Cerebrais e a impressão foi: rasos focos esparsos de gliose perivascular na substância branca de ambos os hemisférios cerebrais, presumivelmente secundários a microangiopatia obstrutiva crônica.
    Comecei a investigar mais depois que comecei a ficar com muito incômodo no ouvido direito. Esse seria o motivo de tal incômodo?

    ResponderExcluir
  25. Muito boa as explicações do Senhor.

    ResponderExcluir
  26. Bom dia, eu tenho 32 anos, e a alguns dias atrás eu me senti mal minha visao ficou turva por alguns minutos e em seguida muita dor de cabeça e enjôo e formigamento na lingua e em alguns momentos noao conseguia lembra as , palavras fiquei fora do ar por uns 20 minutos, e fiquei com muita fraqueza no braco direito, depois disso eu fiquei muito esquecida , daí fiz um em e deu raros focos de alteração do sinal da substância dos hemisférios cerebrais provavelmente relacionados com a gliose, eu sinto muita tontura a vista embansa as vezes e fraqueza nas pernas, gostaria muito de saber a sua opinião! DeseD já agradeço

    ResponderExcluir
  27. Sou Médica e gostaria que se possível me esclarecesse sobre este laudo de RM do Crânio.Trata-se de meu filho. O colega neurologista que o avaliou falou que não era motivo de preocupação, porém não foi possível acompanha-la a consulta por trabalhar em outra cidade. Ele vinha sentindo alguns sintomas como formigamentos,dificuldade de memorizar, desatencao e ansiedade. Foi prescrito Rivotril a noite em pequena dose. Estou tranquila por confiar na palavra do neurologista, porém como nao tive oportunidade de falar com ele, gostaria que vc me explicasse sobre este laudo abaixo:

    PEQUENA ÁREA ALONGADA DE HIPERSINAL EM T2 E FLAIR.

    NÃO CAPTANTE DE CONTRASTE

    NO CENTRO SEMIOVAL ESQUERDO

    SEM DIFUSÃO RESTRITA, CALCIFICAÇÃO OU SANGRAMENTO

    MEDINDO CERCA DE 1,0 X 0,6 CM

    ESPECÍFICA, PODENDO REPRESENTAR INCLUSIVE ESPAÇOS PERIVASCULARES PROEMINENTES OU PEQUENA LACUNA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde. Isso provavelmente deve representar alguma lesão pequena antiga ou um alargamento de um espaço perivascular, o que é mais provável, e que seria benigno. Como não há restrição à difusão, não é novo, e provavelmente deve ser algo antigo.

      Excluir
  28. Boa noite!
    Realizei uma ressonância do crânio,e o diagnóstico foi: Foco isolado de hipersinal nas sequências T2/Flair localizado na substância branca do lobo frontal esquerdo,sem efeito expansivo ou atrófico,de aspecto inespecífico.O que significa Doutor?Minha consulta com neurologista já está marcada,mais irá demorar e estou muito apreensiva por conta desse resultado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde. Por ser lesão única, provavelmente deve ser algo benigno e sem grande significado. Nâo fique preocupada demais. Mas vá ao neurologista.

      Excluir
  29. Olá doutor:fiz farias ressonância as últimas uma deu sutil halo de gliose,,,a ultima agora deu há um sutil faixa de glicose gostaria de saber qual a diferença ela tem 9 anos e tem também um angolana venoso

    ResponderExcluir
  30. Bom dia meu nome e Priscila tenho enxaqueca e pressão arterial alta, sinto dores de cabeça, fiz Ressonância e o resultado foi o seguinte:
    Tênue foco de alteração de sinal em transição capsulonuclear a esquerda com discreta alteração de sinal da substância branca periventricular com aspectos que podem ser encontrados em focos de glioses/demielinizacoes, secundários a microangiopatia incipiente
    Fui no neurologista e ele falou que era mancha de envelhecimento , mais tenho 37 anos isso é verdade Doutor me esclareça essa duvida?
    Pois ontem mostrei o exame pra outro médico e ele me disse que era um micro infarto?
    Doutor pelo amor de Deus me tire essa dúvida
    Atenciosamente Priscila Pires

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. Preciso ver a imagem para saber exatamente do que se trata.

      Excluir
  31. Bom dia Dr. aqui é a Priscila Pires como faço pra mandar a imagem do exame?

    ResponderExcluir
  32. Boa noite, Meu nome é Rosi d minha ressonância de crânio deu gliose/rarefação de mielina,
    Meus sintomas: tenho tontura, falta de ar, visão embaçada, dormência pés e mãos,fraqueza da cintura para baixo, dificuldades para andar, ptose e cansaço e outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosielena, boa noite. Procure um neurologista para ver o que está acontecendo.

      Excluir
  33. Olá doutor! Tenho sentido dormencia no rosto e o neuro disse que não deve ser um problema neurologico e sim pode ser estresse mas pediu uma ressonancia. O resultado deu:
    Raros e pequenos focos de hipersinal em T2 e FLAIR esparsos na
    substância branca dos hemisférios cerebrais, que não se associam a
    efeito expansivo ou a impregnação pelo gadolínio.
    Ainda retornarei na consulta mas fiquei preocupada... O que seria isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente não é nada sério, mas somente o seu neurologista em consulta pode estabelecer a real gravidade dessa lesão e indicar o tratamento adequado.

      Excluir
  34. Excelente comunicação parabéns.

    Dr , fiz uma Rm do crânio, laudo:

    Diminuto foco de hipersinal em t2 e flair na substância branca no lobo pariental direito, sem expansivo ou realce por meio do contraste paramagnetico, inespecífico nessa faixa etária, mas que pode apresentar apenas espaço perivascular alargado.

    O que pode ser?
    Devo ficar preocupada?
    O que devo proceder?
    Aguardo.
    Obr

    ResponderExcluir
  35. Bem, depende dos seus sintomas. Sugiro retornar ao médico que solicitou op exame.

    ResponderExcluir
  36. Olá, doutor. Tudo bem? Meu nome é Juliana.
    Acabei de pegar o resultado de uma ressonancia e estou assustada... apareceu: Raros e diminutos focos de hipersinal em T2 e FLAIR esparsos pela substância branca subcortical e
    profunda, sem efeito de massa ou restrição à difusão da água.
    Isso é grave? Posso te mandar as imagens? Obrigada, doutor.

    ResponderExcluir
  37. Boa noite Dr. Flávio gostaria de saber o que quer dizer esse resultado de Ressonância Magnética.

    - Focos de alteração de sinal de aspecto confluente periventriculares bilateralmemte, com predomínio pediatria,podendo estar relacionada a zonas de mielinizacao terminal entre os diferenciais. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rebeca, boa noite. Preciso ver as imagens para saber o que está ocorrendo.

      Excluir
  38. Boa tarde doutor. Tenho 30 anos nao fumo nao bebo. Tenho sindrome do panico. E o neuro me pediu uma RM. Apareceu hipersinal na t2 flair na substancia branva supratentorial de aspecto inespecifico, possivelmente de origem microvascular. Tenho dores de cabeça forte. Devo me preocupar com este laudo? Pelo que o neuro falou. Quase todo mundo tem isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses achados são inespecíficos, mas seria prudente repetir essa ressonânia em alguns meses, geralmente aciam de 6 a 12 meses, a critério do neurologista que o acompanha.

      Excluir
  39. Boa Noite! Meu pai tem 74 anos , fumante com pressão alta. Sente fraqueza da cintura pra baixo , as vezes não só segue andar. Sentia fortes dores de cabeça visão embaçada . Fez uma tesão anciã com resultado: glicose por microangiopatia isquemia. É possível que ele tenha tido um AVC?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez. Ele precisa ir a um neurologista tirar essa dúvida, e saber os riscos de outras lesões cerebrais, também.

      Excluir
  40. Obrigada pelos esclarecimentos de grande valia

    ResponderExcluir
  41. Boa noite Dr Flávio minha situação não está fácil tem uma doença congênita miocárdio ventrículo esquerdo todos aumentar e às vezes todas tortas aspiral desde o ventre da minha mãe toma procoralan 5mg cloridrato de diltiazem 30mg isso tudo trato desde 95 feito 2 cateterismo com diagnóstico que eu falei agora tem uma doença congênita n tenho a cabeça gelado os pés e as mãos as partes periféricas e tenho muito angina batimentos sobe muito até 120 tem que estar monitorando para ficar até 75 tenho hipo com dois nódulos do lado direito e três no lado esquerdo já fiz biópsia toma Purã e tirei o útero útero com 32 anos mioma não tenho vários nem outras nada e tenho problema na coluna na L5 com nervo ciático comprimindo dor nas articulações juntas joelho calcanhar mãos e ombros não posso tomar remédio nenhum com isso toma paracetamol não posso tomar remédio para gripe em para dores musculares porque minha pressão sobe muito e batimento também sou hipertensa desde os 15 anos hoje tenho 59 e concentração esquecimento não me lembro que fiz hoje de manhã nem ontem nem tem três dias atrás lembrando dos passado nas coisas recentes não lembro nada é isso isso tudo estou sem força fazer as coisas era muito rápido hoje muito lenta reessonância deu focos hiperintensos na substância branca dos hemisférios cerebrais sem efeito suspensivo a difusão da água o médico neurologista receitou vertinize D tem chotridrato de flunarizina mesilato do hidroergocristina noa posso tomar uns seis anos atrás tomei cinarizina o quê acesso desmaio caia na rua não posso tomar isso agora esse remédio flunarizina passo mal Dr Existe outro remédio que eu possa tomar que dê certo por favor anos anos toma muita medicação tô cansado da muito branco fico perdida Sou pensionista não tenho plano de saúde todos os remédios são muito caros neurologista Claro pode me aconselhar alguma coisa natural uma medicação mais eficiente para microangiopatia por favor me ajude Deus abençoe Dr Flávio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Sugestão de medicações somente em consulta médica. Discuta isso com seu neurologista.

      Excluir
  42. Boa noite doutor
    Minha RM deu focos de hipersinal nas sequências T2 e flair na substância branca periventricular dos centros semi ovais e subcorticais relacionados a gliose .
    O que significa???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode significar muitas coisas, desde coisas benignas a doenças mais sérias. Sugiro a você que vá a um neurologista.

      Excluir
  43. Dr.Flávio. Desde os 29 anos estou sofrendo.tive depressão pós parto.dali em diante não parei mais de tomar remédios. Lorax.anáfranil Sertralina e agora tomo Escitolapram e loraX pra dormir.Estou com 58 anos.já tive enxaqueca a qual curei me tirando com Mas só terapeutas. Mas ultimamente tenho muita fraqueza nas pernas nos braços. Tenho curtos circuitos no cerebro que me dão a impressão de cair mas já passa.tenho muita dor de cabeça.principalmente no centro e mas laterais.GERIATRA mandou fazer uma ROM do cranio.deu focos de gliose. Será problema sério isso?Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Pode ser que não seja sério, mas lhe causa problemas. O ideal é ir a um neurologista para ver isso melhor.

      Excluir

Comente na minha página do Facebook - Dr Flávio Sekeff Sallem,
Médico Neurologista