quinta-feira, agosto 11, 2011

Hérnia de disco

Antes de ler este artigo, acho interessante você dar uma passadinha no artigo sobre medula espinhal (Vá aqui), pois o que iremos falar agora tem tudo a ver com ela.

A coluna vertebral é uma caixa óssea rígida e dura, mas flexível pois os ossos, as vértebras, encaixam-se perfeitamente uns nos outros de cima a baixo através de várias juntas ou articulações. Graça a essa flexibilidade, é possível alcançar os pés estando-se em pé, ou agachar-se, ou mesmo fazer abdominais ou estender o corpo todo para trás. A coluna vertebral começa na base do crânio e vai até as nádegas, terminando em um osso que mais parece um pequeno rabicho, o cóccix (veja abaixo).

http://scienceblogs.com/afarensis/2006/04/27/how_cool_is_that/ 

Os ossos são as estruturas de cor bege. Observe que a coluna faz várias curvas ao longo de seu trajeto, sendo todas normais. Mas quando por doença ou problemas posturais, estas curvas podem ficar mais acentuadas, levando a dor e incapacidade. Um aumento da curvatura anterior da coluna tem o nome de lordose; o aumento da curvatura posterior recebe o nome de cifose; e quando a coluna é muito curvada para um dos lados, recebe o nome de escoliose. Veja abaixo o que digo e compare com a figura acima:

http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcR23iQKM--c_iTvVGgRj_BM8AbC7qVWilnUPUXn_-JBtbRN-vqS


Muito bem. Olhe a primeira figura de novo. Entre os ossos há espaços meio azulados, certo? Estes são os discos intervertebrais. Mas para que servem?

Imagine um carro. O amortecedor do carro protege o pneu e o carro dos solavancos do dia a dia, certo? Caso contrário, depois de vários buracos e lombadas, seu carro estaria uma lata-velha, concorda? Pois é, estes discos intervertebrais têm a mesma função de um amortecedor, amortecem o impacto que a coluna inteira sofre quando você anda, corre, pula, sofre um acidente ou se machuca. Eles, por serem elásticos, servem para absorver o impacto.

Assim, quando você corre ou anda, por exemplo, seus discos intervertebrais absorvem o impacto produzido pelo choque do pé, tornolezo, perna e joelho com o chão, diminuindo o ônus que estas articulações e sua perna/pé têm de suportar. Claro que não são somente os discos intervertebrais que servem para isso, mas todos os ligamentos e, principalmente, os músculos lombares e os abdominais servem também para isso. E sabe-se que músculos lombares e abdominais fortes significam mais absorção de impacto, ou seja, menos lesões em certas situações.

Muito bem. E como é um disco intervertebral? Aqui vai um: