O nervo troclear é um nervo curioso. É o único nervo craniano que sai da parte de trás do cérebro, dá uma volta pelo tronco cerebral, e o nervo direito vai pafra o olho esquerdo e vice-versa. Observe uma figura dele eabaixo:
Esta figura veio daqui: http://legacy.owensboro.kctcs.edu/gcaplan/anat/Notes/API%20Notes%20M%20%20Peripheral%20Nerves.htm.
O nervo troclear inerva um músculo chamado de obíquo superior, que abaixa o olho quando ele está olhando em direção ao nariz, e roda o olho para dentro. Ele o ajuda a descer olhando as escadas, a olhar algo embaixo de você, ou a manter o olho fixo em um objeto quando você joga a cabeça para um ou outro ombro.
Se ele é paralisado, o que pouco comum e é mais comum em traumatismos da órbita (cavidade que contém o olho), o paciente pode ter visão dupla (diplopia) vertical, vendo um objeto como duas imagens, uma em cima e outra embaixo, deslocadas diagonalmente uma em relação à outra.
Aqui vai uma figura do oblíquo superior:
Esta figura veio daqui: http://www.med.yale.edu/caim/cnerves/cn4/cn4_1.html.
O oblíquor superior é o músculo (estrutura avermelhada) que passa por uma parte branca (chamada de tróclea) e volta para se inserir no olho. Quando ele puxa o olho, ele o faz abaixando e rodando o olho para dentro com o olho voltado para o nariz.
No próximo post, falaremos do nervo abducente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente na minha página do Facebook - Dr Flávio Sekeff Sallem,
Médico Neurologista