segunda-feira, setembro 05, 2011

Neuralgia pós-herpética

Falamos do herpes zóster, e agora vamos falar de uma complicação do herpes que é a neuralgia pós-herpética.
O termo neuralgia fala de uma dor de origem neural, ou seja, uma dor que se origina no sistema nervoso. Aqui abro um parêntese para diferenciar dois tipos de dores, a dor nociceptiva e a dor neuropática.

A dor nociceptiva é a dor que ocorre quando sofremos uma lesão. Essa é a dor da lesão por queimadura, por objetos que nos cortam ou perfura nossa pele, por batidas e traumas, por fraturas ou luxações. Para ocorrer essa dor, deve haver lesão de tecidos, de estruturas do corpo, lesões da pele ou órgãos. Essa dor tem um objeto que a causa, uma tesoura, um caco de vidro, um pedaço de madeira, uma lasquinha de madeira, uma mordida de cão, um acidente de carro...

Já a dor neuropática é diferente de tudo isso. A dor dita neuropática ocorre sem lesão alguma, ou a lesão já ocorreu, já sarou, já cicatrizou, e a dor continua. Não há mais lesões, podendo haver cicatrizes. Não há mais inflamação visível na pele ou nos tecidos abaixo da pele. Mas a dor continua lá. Essa dor é ocasionada por mecanismos neurológicos de perpetuação de dor, que envolvem os próprios nervos, a medula e o cérebro. Substância são liberadas que mantém a dor, mesmo sem haver objeto que a cause. A dor aqui tem características próprias. Ela pode ser de leve a intensa, espontânea, piora quando toca-se a área lesada. Aqui há o que chamamos de hiperalgesia, que é o excesso de sensação dolorosa desproporcional ao estímulo, ou seja, toca-se a pele e a dor que se sente é insuportavel. Há também a hiperpatia, que são manifestações autonômicas (sudorese, batedeira no peito, falta de ar) e psíquicas (ansiedade, medo) com a estimulação do local dolorido, frequentemente também desproporcional ao estímulo. A alodinia é a sensação anormal de dor causada por estímulos que normalmente não causam dor. O paciente, por exemplo, com neuralgia pós-herpética pode ter sensibilidade local tão intensa que o simples tocar da roupa no local causa uma dor em fisgadas e queimação intensa e por vezes insuportável.

O nome pós-herpética significa que a dor ocorre após a infecção pelo vírus do herpes, geralmente passados 3 meses da infecção sendo que a dor continua lá, e não há mais lesões locais. Você não mais vê lesões bolhosas nem crostas. Somente cicatrizes, sem porventura houver.

A dor ocorre nos dermátomos afetados pelo herpes. Pode ocorrer depressão e ansiedade com a dor por conta dos sintomas. O tratamento deve consistir de medicações como antidepressivos para a dor e para a ansiedade/depressão, anticonvulsivantes como gabapentina ou carbamazepina, e medicações locais como a pomada de capsaicina, uma pomada de pimenta em variadas proporções (de 0,025% a 8%) com efeitos variados.

Essas medicações todas devem ser prescritas por médico competente nesta doença. Se você sofre de dor neuropática ou neuralgia pós-herpética, diminua seu sofrimento, vá a um neurologista ou neurocirurgião. E nunca se auto-medique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente na minha página do Facebook - Dr Flávio Sekeff Sallem,
Médico Neurologista