segunda-feira, outubro 24, 2011

Por que a cabeça dói quando comemos algo gelado?



Talvez você já tenha sentido uma forte dor de cabeça, que se localiza bem no meio da testa e sobre o nariz, algumas vezes em que tenha tomado algo gelado, como um sorvete, por exemplo. Esta dor é comum, e é chamada de cefaleia do sorvete (em inglês, brain freeze, literalmente congelamento cerebral, ou cold-stimulus headache). O nome desta condição é glanglioneuralgia esfenopalatina, por conta do estímulo de uma estrutura localizada acima da boca, chamada de gânglio esfenopalatino.

Observe a figura acima, tirada do site http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/9/99/Gray778_Trigeminal.png/563px-Gray778_Trigeminal.png, e que mostra o nervo trigêmeo, o nervo que inerva toda a face e a boca, que dá a sensibilidade e produz a sensação dolorosa, e que está ligado ao gânglio esfenopalatino. O nervo, como sempre nos livros de anatomia, é mostrado em amarelo.

Toda vez que algo gelado entra em contato com o céu da boca, pode haver fechamento (constricção) dos vasos do céu da boca, que pode levar à irritação de terminações nervosas trigeminais locais, o que acaba por produzir a sensação dolorosa. Devido ao nervo trigêmeo inervar toda a boca, incluindo o céu da boca, e a face, incluindo o rosto, a testa e o nariz, a dor pode se irradiar, e referir para a face. 

A dor pode ser intensa, tem estreita relação com algo gelado tocando o céu da boca, dura entre 10 e 20 segundos, e desaparece. Não é grave. A melhor maneira de evitar esta dor é evitar colocar muita coisa gelada na boca ao mesmo tempo, comer devagar, e deixar o objeto gelado na boca um pouco mais de tempo, para que a temperatura suba devagar em contato com a boca.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente na minha página do Facebook - Dr Flávio Sekeff Sallem,
Médico Neurologista