domingo, agosto 12, 2012

Veias do cérebro

Esse post deve anteceder o próximo, Trombose Venosa Cerebral, para que seu entendimento seja completo.

Já vimos que o cérebro possui vasos que levam o sangue do coração para ele, as artérias (leia mais nos tópicos correspondentes do blog). Mas há vasos mais distensíveis, menos resistentes, que levam o sangue de volta para o coração, as veias. E elas são muito importantes por que a obstrução de uma veia ou de um sistema de veias pode causar o que chamamos de trombose venosa cerebral, um quadro grave e que pode levar a aumento da pressão dentro da cabeça, dor de cabeça, e derrames.

Observe abaixo as veias cerebrais:

http://www.google.com.br/url?source=imglanding&ct=img&q=http://www.rci.rutgers.edu/~uzwiak/AnatPhys/Blood_Vessels_files/image036.jpg&sa=X&ei=yndmUL7YGoeu8QTJrYCwCA&ved=0CAoQ8wc&usg=AFQjCNGDMGYXgMYzcDN2DsXKgwaXXdcR9w

Observe que as veias podem ser chamadas de seios (na figura acima, no inglês sinus), que são as veias maiores, nas quais desembocam as veias superficiais. As veias cerebrais não são azuis, e esta cor é mundialmente usada para denotar veias em qualquer parte do corpo, assim como o vermelho é usado para as artérias, o verde para os vasos linfáticos, e o amarelo para os nervos.

A veia, ou seio mais importante, é o seio sagital superior, que corre da parte da frente até a parte de trás do cérebro. A confluência dos seios, ou Tórcula de Heróphilo, localizada na parte esquerda baixa da figura, é onde há a união do seio sagital superior, seios transversos, e conjunto de veias e seios profundos, que desembocam no seio reto.

O seio transverso transforma-se em seio sigmoide, que termina na veia jugular interna e que corre para o coração através da grande veia cava superior.

Observe a veia jugular e a veia cava superior:

http://www.sistemanervoso.com/images/anatomia//dve_11.jpg
Observe que nesta figura acima, bem no centro, há um emaranhado de veias e canais venosos, logo atrás do olho, e que configura-se me uma união das veias superficiais, vindas da pele e músculos da face, e das veias profundas. Esta confluência é chamada de Seio Cavernoso, e é muito importante por que juntamente com ele passam vários nervos que vão inervar os músculos dos olhos, além do próprio nervo do olho, o nervo óptico.

Observe abaixo o seio cavernoso:

http://www.google.com.br/url?source=imglanding&ct=img&q=http://home.comcast.net/~wnor/cavernousinus.jpg&sa=X&ei=IXhmUKr2CYeE9QTbvYDYBg&ved=0CAkQ8wc&usg=AFQjCNFp4fofjC6Flm-qxi7CTNba6xzoUA

Esta figura mostra o seio cavernoso cortado de forma coronal, ou seja, de frente. Observe que ele fica na base do crânio, ao lado de nervos importantes como o trigêmeo, do seu lado, e o nervo óptico acima dele.

Observe na figura à direita que várias estruturas em amarelo passam próximas ou dentro do seio cavernoso, como o nervo oculomotor, o nervo troclear e o nervo abducente, além da primeira porção do nervo trigêmeo. Todos estes nervos já foram discutidos em posts anteriores.

Observe também a estrutura em vermelho na figura à direita. Esta é a artéria carótida, que passa dentro do seio cavernoso. A estrutura em forma de sino no meio da figura à direita é a hipófise, estrutura importante na produção de hormônios e manutenção de nosso estado metabólico.

Observe outra figura do seio cavernoso:

http://www.ganfyd.org/images/2/2e/Cavernous_sinus.png

Abaixo do seio cavernoso, de cada lado, há o seio esfenoide, um dos seios faciais que podem ficar inflamados na sinusite aguda. A inflamação aguda bacteriana, purulenta, deste seio pode levar a um quadro de inflamação ou trombose deste seio cavernoso, com sintomas como dor de cabeça, vômitos, alterações visuais, olho pulado ou vermelho, e sopro objetivo (que o médico ouve com o estetoscópio) atrás ou por sobre o olho inflamado.


As figuras abaixo demonstram os mesmos seios e as veias superficiais do cérebro em um cérebro de verdade. Os seios e as veias foram injetados com uma solução azulada para melhor visualização, daí eles parecerem azuis. Os nomes estão em inglês.

http://www.sistemanervoso.com/images/anatomia//dve_08.jpg

http://www.sistemanervoso.com/images/anatomia//dve_10.jpg
No próximo post falaremos da trombose venosa cerebral, o que é e quais seus principais sintomas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente na minha página do Facebook - Dr Flávio Sekeff Sallem,
Médico Neurologista