segunda-feira, março 20, 2023

Afasia primária forma logopênica

A afasia primária progressiva (APP) é um tipo de condição que afeta a linguagem, geralmente de forma progressiva e irreversível. Dentro da APP, a forma logopênica é um subtipo que se caracteriza pela dificuldade em encontrar palavras específicas, especialmente nomes e substantivos próprios.

Pacientes com afasia primária progressiva forma logopênica apresentam uma fala mais lenta e hesitante, com pausas frequentes enquanto tentam encontrar a palavra correta. Eles podem substituir a palavra desejada por sinônimos imprecisos ou usar palavras genéricas em vez de nomes próprios. A compreensão da fala e da escrita geralmente permanece relativamente preservada, mas a produção verbal é prejudicada.

A APP forma logopênica é causada pela degeneração progressiva do córtex frontal e temporal esquerdo do cérebro, regiões importantes para a linguagem. A sua principal causa é a doença de Alzheimer. Não há cura conhecida para esta condição, mas terapias de linguagem e fonoaudiologia podem ajudar a melhorar a comunicação e a qualidade de vida do paciente. O tratamento também pode incluir medicamentos para tratar os sintomas, como antidepressivos ou ansiolíticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente na minha página do Facebook - Dr Flávio Sekeff Sallem,
Médico Neurologista