segunda-feira, março 20, 2023

Afasia primária progressiva

A afasia primária progressiva (APP) é um tipo de demência que afeta a linguagem. Ela é chamada de "primária" porque a linguagem é a função cerebral mais afetada, e "progressiva" porque os sintomas pioram gradualmente ao longo do tempo. A APP é um distúrbio raro, que afeta cerca de 1 em cada 1.000 pessoas.

A APP é diferente de outras formas de demência, como a doença de Alzheimer, porque afeta principalmente a capacidade da pessoa de falar, escrever, ler e compreender a linguagem. À medida que a doença progride, a pessoa pode ter dificuldades em encontrar palavras, formar frases ou entender o que os outros estão dizendo. Alguns pacientes podem ter dificuldade em ler ou escrever também.

A APP é causada por danos aos lados esquerdo ou frontal do cérebro, que são as áreas responsáveis ​​pela linguagem. Não há cura para a APP, mas algumas terapias de fala e linguagem podem ajudar a retardar a progressão da doença e a melhorar a qualidade de vida do paciente. Os tratamentos incluem exercícios de fala e linguagem, terapia ocupacional e medicamentos para controlar os sintomas.

A APP pode afetar pessoas de qualquer idade, mas geralmente é diagnosticada em pessoas com 50 anos ou mais. É importante lembrar que a APP é uma doença rara, e muitas pessoas com dificuldades de linguagem não têm a APP. Se você ou um ente querido estiver tendo problemas com a linguagem, é importante consultar um médico para obter um diagnóstico preciso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente na minha página do Facebook - Dr Flávio Sekeff Sallem,
Médico Neurologista