segunda-feira, março 20, 2023

Afasias

As afasias são um conjunto de distúrbios de linguagem que afetam a capacidade de uma pessoa em produzir e/ou compreender a linguagem. Elas podem ser causadas por lesões ou danos no cérebro, como acidentes vasculares cerebrais, tumores cerebrais, traumatismos cranianos, entre outras causas.

Existem diferentes tipos de afasia, cada uma com suas próprias características e sintomas. Alguns dos tipos mais comuns de afasia incluem:

  1. Afasia de Broca: essa afasia é caracterizada por dificuldade na produção da fala, com frases curtas e gramaticalmente simples. A pessoa pode entender a fala dos outros, mas tem dificuldade em encontrar as palavras corretas para expressar suas próprias ideias.

  2. Afasia de Wernicke: nessa afasia, a pessoa tem dificuldade em compreender a fala dos outros e em produzir frases que façam sentido. Ela pode falar fluentemente, mas as palavras não têm significado ou não estão relacionadas com o contexto.

  3. Afasia global: essa é a forma mais grave de afasia, que afeta tanto a produção quanto a compreensão da linguagem. A pessoa pode ter dificuldade em falar, entender a fala dos outros, ler e escrever.

  4. Afasia de condução: essa afasia é caracterizada por dificuldade em repetir palavras ou frases que foram ditas pelo interlocutor. A pessoa pode ter dificuldade em encontrar as palavras corretas para repetir, mesmo que ela entenda o que foi dito.

O tratamento das afasias pode incluir terapia da fala, reabilitação neurológica e outras intervenções, dependendo da gravidade e do tipo da afasia. O objetivo é ajudar a pessoa a recuperar suas habilidades de linguagem e melhorar sua qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente na minha página do Facebook - Dr Flávio Sekeff Sallem,
Médico Neurologista