sexta-feira, março 25, 2011

Parkinsonismo - O que é?

James Parkinson foi um médico de uma comunidade rural da Inglaterra, que em 1817 publicou um livro relatando 6 casos de uma nova doença por ele descoberta, e a qual ele chamou de "paralisia agitante". Alguns anos após a morte de James Parkinson, o considerado Pai da Neurologia, Jean Martin Charcot chamou a doença de Doença de Parkinson. Os sintomas mais importantes desta doença são:
1. Tremor de repouso (quando o membro, braço ou perna. está descansando, ao longo do corpo, sobre uma cadeira, ou quando não está em movimento);
2. Lentidão (a chamada bradicinesia);
3. Rigidez (endurecimento das articulações que ocorre na doença);
4. Instabilidade postural (quedas e risco de quedas).

Mas outras doenças podem causar estes sintomas, não só a doença de Parkinson, e a estas doenças chamamos de parkinsonismos (ou seja, parkinsonismo é a ocorrência de bradicinesia com tremor de repouso e/ou rigidez, podendo haver quedas).

Entre os parkinsonismos, temos a própria doença de Parkinson, chamada de parkinsonismo primário (sem causa definida). Há outras formas, como:

1. Secundário - Causado por medicações, como os antipsicóticos e algumas medicações para labirintite, causado por traumas ou infecções da cabeça, ou exposição a tóxicos e drogas, ou causado por derrames, ou por hidrocefalia (acúmulo anormal de líquido na cabeça, ou causado por tumores, etc...)
2. Atípico - Doenças que parecem a doença de Parkinson, também sem causa, mas não são a doença de Parkinson (temos quatro doenças neste grupo, e poderemos falar delas após)
3. Heredodegenerativo - São os casos que acompanham outras doenças neurológicas, ou seja, o parkinsonismo não é o sintoma principal da doença, mas faz parte dela.
4. Genético - Algumas formas de doença de Parkinson podem ser causadas por mutações genéticas

Parece complicado, mas na verdade é simples. Com um pouco de paciência, qualquer neurologista pode explicar isso ao paciente sem preocupações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente na minha página do Facebook - Dr Flávio Sekeff Sallem,
Médico Neurologista