terça-feira, setembro 13, 2011

O que é disritmia cerebral?

Não é raro um paciente, geralmente mais velho (na faixa dos seus 40 anos ou mais) me falar que quando criança tinha disritmia cerebral. Mas o que é isso?

Disrritmia cerebral é o antigo nome dado para alterações cerebrais vistas no eletroencefalograma (veja aqui), com ou sem crises epilépticas. Muitos destes pacientes que portavam disritmia cerebral tinham (ou têm) crises epilépticas (vá aqui para saber mais). Mas muitos tinham somente alterações benignas (já que muitos pacientes com enxaqueca ou outros tipos de cefaleia podem demonstrar alterações benignas no eletroencefalograma e não terem crises) ou eram diagnosticados com epilepsia sem alterações verdadeiras no eletroencefalograma.

Portanto, disritmia é um termo ultrapassado. Mas você pode usar este termo para falar de sua história anterior de saúde para seu médico entender melhor, mas saiba que já não é usado mais.

2 comentários:

  1. Olá boa noite, eu tive falta de oxigenação no celebro no no meu nascimento , quando criança fui diagnosticada pelo neuro com défift de atenção e dirritmia celebral , poderia me informar que tais diagnósticos são co-relacionados ? Desde já muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jaqueline, há a possibilidade de haver correlação entre problemas atencionais, como o transtorno de déficit de atenção, e problemas no parto, como dificuldade com oxigenação cerebral. Da mesma forma, quadros epilépticos podem aparecer nesse contexto. Mas não há como afirmar que, em você especificamente, há alguma correlação, e somente uma avaliação neurológica pode sugerir isso.

      Excluir

Coloque suas perguntas aqui. Mas lembre-se, consultas somente no consultório. Perguntas relativas a sugestões de diagnóstico e tratamento não serão respondidas. Espero que entendam. Obrigado.