segunda-feira, outubro 03, 2011

Polineuropatia alcóolica

Polineuropatia significa doença (patia) de múltiplos (poli) nervos (neuro), e é uma doença dos nervos que saem da medula, em que os nervos mais longos são afetados de forma simétrica (isto é, os dois lados do mesmo jeito e ao mesmo tempo), e de forma ascendente (ou seja, o problema começa nos pés, e sobe de forma progressiva, ao longo de semanas a meses, podendo afetar as mãos, braços, e mesmo o tórax e abdome). A polineuropatia é uma condição que pode ter inúmeras causas, sendo as mais comuns na população brasileira o diabetes melitus e o alcoolismo. Vamos examinar aqui, de forma sucinta, a polineuropatia alcóolica. A causada pelo diabetes já foi dsicutida de forma breve em outro tópico deste blog (Veja aqui).

O uso crônico de álcool pode causar um dano aos nervos que pode variar de leve a intenso, a depender de vários fatores como tempo de uso do álcool, características genéticas do usuário, hábitos de vida como alimentação, e mesmo o tipo da bebida usada. Várias fibras podem ser acometidas, desde as mais finas, sem a camada de mielina, e que se responsabilizam pela sensação de temperatura, tato grosseiro e dor mal definida, até as mais grossas e mielinizadas que sentem o tato fino, a dor mais localizada, a vibração e a posição do corpo no espaço. Há uma discussão sobre neuropatias periféricas neste blog (veja aqui).

As doenças dos nervos causadas pelo álcool podem levar a vários sintomas, dentre os quais podemos citar:

1. Dormência e formigamento nos pés e pernas - sintoma comum, típico de neuropatias periféricas dormência nas pernas, no entanto, pode significar várias outras coisas (descubra aqui). O que é bastante comum nas neuropatias é a dormência começar de forma simétrica, ou seja, igual de um lado para outro, geralmente nos dedos dos pés, acabando por subir progressivamente até o joelho, podendo então acometer as mãos, punhos, antebraços e braços. A dormência pode se espalhar para as coxas, sempre de forma bastante gradual, ao longos dos meses ou anos. Um quadro de início agudo em horas ou dias pode se algo mais severo (um exemplo disso é a síndrome de Guillain-Barré - leia sobre isso aqui).

2. Dor espontânea - neuropatias periféricas, sendo a causada pelo álcool um bom exemplo, pode dar dor nos pés e nas pernas, mesmo sem causa aparente - é o que chamamos de dor neuropática, a dor causada por uma lesão do sistema nervoso, diferente da dor causada por uma lesão nos tecidos, a dor nociceptiva. A dor neuropática não é bem localizada, é mais difusa, pode ocorrer de forma espontânea, causada por estímulos que não causam dor normalmente, como vestir uma calça ou cobrir-se com um cobertor à noite, e pode ser muito intensa, ou seja, podemos ter a hiperalgesia, que é o aumento da sensação dolorosa desproporcional ao estímulo, e alodinia, que é dor produzida por um estímulo que não causa dor, como um cobertor passado pela perna causando dor.

3. Atrofia muscular - uma das consequências da destruição de nervos sensitivos e motores é a perda de massa muscular, geralmente mais nas porções distais dos membros, ou seja, nos pés e nas mãos. O que pode ser observado é um pé um pouco mais seco que o normal, com a sola e o dorso do pé secos e a sola curvada para cima (pé cavo) e os dedos dos pés encavalados e levantados (dedos em martelo - veja abaixo)

http://www.cjns.org/28augtoc/28%233_figs/charcot-figure_1.htm

Essa figura mostra o pé de um portador de uma doença hereditária, a doença de Charcot-Marie-Tooth, mas exemplifica bem o que é o pé cavo e os dedos em martelo. 

4. Perda de equilíbrio - essa é a consequência da destruição das grandes fibras nervosas, as mielinizadas. O que ocorre é que estes nervos, os mais grossos, são os responsáveis pela artrestesia e cinestesia, ou seja, a capacidade de se saber, sem estímulo visual, onde se está no espaço, onde seu corpo está, em que posição, e em que direção. Sem estes estímulos, a pessoa, com os olhos fechados, não consegue dizer onde seus pés estão, em que posição um está em relação ao outro e em relação ao próprio corpo, e a pessoa pode acabar caindo para algum lado após segundos com os olhos fechados (esse é o famoso sinal de Romberg na neurologia). Parece estranho, mas é verdade. Mesmo com os olhos abertos, pode haver desequilíbrio. Esse desequilíbrio não deve se confundido com o causado por lesões de uma estrutura do cérebro chamada de cerebelo, que é responsável pelo equilíbrio do corpo, e que pode estar danificado no alcoolismo, mas isso pode ser melhor avaliado por um neurologista, ao fazer testes que consigam diferenciar ambas as condições.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente na minha página do Facebook - Dr Flávio Sekeff Sallem,
Médico Neurologista