quinta-feira, dezembro 15, 2011

Exercício e o cérebro

Notícia tirada (e traduzida livremente) do Blog NerveBlog

Já foi falado aqui que o exercício físico é forte aliado na saúde cerebral. E aqui vai mais uma notícia sobre isso:

Nós todos sabemos que devemos ir à academia de ginástica para ficarmos sarados e de boa aparência, mas isso pode também melhorar sua cabeça?

Estudos recentes mostram que mesmo em cérebros normais saudáveis, exercícios forçados têm seus efeitos. Ratos que correram voluntariamente naquelas rodinhas colocadas em gaiolas (para ratos, sabe?) foram comparados a ratos forçados a correr em uma esteira (própria para ratos, claro). Mesmo embora os ratos que tenham corrido de forma voluntária o fizeram mais rápido, os que foram forçados a correr mostraram maior crescimento neural do giro denteado e tiveram melhor desempenho em testes cognitivos.

Exercícios forçados também parecem diminuir o risco de desenvolvimento de certas doenças neurológicas, e no caso da doença de Parkinson, parece aliviar alguns sintomas de algum modo. Pacientes com doença de Parkinson forçados a pedalar em uma bicicleta ergométrica a 90 rotações por minuto tiveram melhor controle motor corporal com um decréscimo em sintomas como micrografia (escrita cada vez menor) e tremores, quando comparados a controles que exerceram atividades menos pesadas, como andar ou pedalar de forma mais suave.

Estes desenvolvimentos vão certamente mudar a maneira como se trata esta e outras doenças neurológicas. Se você tem doença de Parkinson, fale com seu médico sobre isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente na minha página do Facebook - Dr Flávio Sekeff Sallem,
Médico Neurologista