segunda-feira, fevereiro 20, 2023

Demência semântica

A demência semântica é uma forma de demência que afeta a compreensão e o uso da linguagem, em especial o significado das palavras. É uma condição rara, que geralmente se manifesta em pessoas com mais de 65 anos de idade, mas também pode ocorrer em pessoas mais jovens.

Os primeiros sintomas da demência semântica podem incluir dificuldades para lembrar o significado de palavras, nomes de objetos ou pessoas e lugares familiares. A pessoa pode ter dificuldades para seguir conversas e entender o significado das frases, o que pode levar a comportamentos sociais inadequados e isolamento. Com o tempo, a capacidade da pessoa para se comunicar pode ser seriamente comprometida.

A demência semântica é causada por danos aos lobos temporais, que são a parte do cérebro responsável pelo processamento da linguagem e da memória. A condição pode ser diagnosticada através de testes neuropsicológicos e de imagem cerebral.

Infelizmente, não há cura para a demência semântica, mas os sintomas podem ser gerenciados com terapias de fala e linguagem, bem como com medicamentos para ajudar a controlar a ansiedade e a depressão. É importante que os cuidadores e familiares ofereçam apoio emocional e assistência prática para ajudar a pessoa com demência semântica a manter a qualidade de vida e a se comunicar da melhor forma possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente na minha página do Facebook - Dr Flávio Sekeff Sallem,
Médico Neurologista