domingo, março 13, 2011

AVC? Corra ao hospital o quanto antes!

AVC (Acidente Vascular Cerebral) é um evento vascular em que há lesão cerebral por falta de sangue em um local do cérebro (isquemia) ou extravasamento de sangue no cérebro (hemorrágico). O isquêmico é o mais comum. Um AVC ocorre de uma vez, é súbito. E é algo que pode ser evitado (a ser discutido em um artigo posterior), mas também pode ser tratado.

O paciente pode ter o AVC acordado, com os amigos ou parentes, sou só em sua casa, o que gtorna as coisas mais difíceis (não dá para prever essas coisas), ou pode ter o evento dormindo, e acordar com o déficit, o que também dificulta as coisdas pois não sabemos quando o evento começou.

Se você ou seu parente/amigo estiver tendo um AVC, vá imediatamente a um hospital, pois o diagnóstico deve sre imediato, com avaliação neurológica, exames de sangue, e tomogtrafia de crânio. Feito o diagnóstico de AVC, pode-se usar no paciente uma medicação chamada de r-TPA, que consegue reveter uma boa parcela dos casos de AVC, com pequenos riscos de hemorragia na dependência de critérios de exclusão que devem ser avaliados pelo médico que atende no PS do hospital.

Não espere os sintomas passarem, vá a um médico o quanto antes por que você pode perder a chance de melhorar e evitar sequelas.

E quais são os sintomas de um AVC?

São variados - dependem dos locais cerebrais acometidos. Mas os mais comuns e mais bem identificados pelos pacientes são fraqueza de um lado do corpo (rosto/braço e/ou perna), perda de sensibilidade ou formigamento/dormência, dificuldade para falar ou para engolir, perda de fala (paciente não mais consegue falar ou fala coisas desconexas), perda de visão ou perda de equilíbrio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente na minha página do Facebook - Dr Flávio Sekeff Sallem,
Médico Neurologista