domingo, março 13, 2011

Depressão e ansiedade - Quem cuida disso?

Muitos vão dizer que o local de geração de emoções, sensações, medo, depressão inclusive, é o cérebro, e portanto, ansiedade, depressão, estresse, manias, ou seja, doenças mentais são todas de caráter neurológico! 

Bem, não é tão simples assim. Muitos pacientes (mesmo médicos e inclusive psicólogos!) procuram ou encaminham seus pacientes a um neurologista para tratar depressão, ansiedade, ou medos. Mas isso não é o rumo certo a ser seguido. Isso por que estes são distúrbios psíquicos, e que apesar de serem gerados no cérebro, dizem respeito ao comportamento, e portanto há toda uma base psíqica/psiquiátrica por baixo, com tratados e livros e mais livros sobre o assunto que são de domínio quase que exclusivo da psiquiatria.

E mais, chamar psiquiatra de "médico de louco" é tão ultrapassado quanto achar que epilepsia se pega pela baba do epiléptico. Psiquiatra é o médico que cuida do comportamento, das emoções, do humor, e dos seus transtornos.

O neurologista cuida da parte física, do "hardware" do computador. Das terminações nervosas, das estruturas, e das doenças que as acometem. Mas pode o neurologista ousar tratar um quadro depressivo ou uma crise de ansiedade num paciente seu, portador de uma doença neurológica, haja vista quadros psíquicos acompanharem doenças físicas?

Bem, poder pode, mas aconselho a estes médicos que encaminhem seus pacientes a um psiquiatra de confiança para acompanhamento, pois esta não é "a nossa praia". Há várias nuances e segredos no tratamento destes quadros, e há várias estratégias de tratamento que só um psiquiatra bem treinado saberá orientar.

E também há neurologistas com formação em psicanálise, psicologia, ou mesmo com residência em psiquiatria e neurologia, sendo, portanto, qualificados para o tratamento de doenças psíquicas. Mas não é a regra.

Portanto, se você está procurando um médico para tratar aquela depressãozinha que parece sempre estar ali, ou aquela ansiedade, ou um medo, ou algo mais sério, procure um bom psiquiatra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente na minha página do Facebook - Dr Flávio Sekeff Sallem,
Médico Neurologista