domingo, março 13, 2011

Quando uma dor de cabeça realmente preocupa

Dor de cabeça (cefaleia) é um sintoma tão, mas tão comum, que quando vem incomoda mas deixamos de lado e esperamos passar. Não é verdade? Bem, mas há situações em que a dor de cabeça pode ser séria o suficiente para necessitar de apoio médico imediato ou urgente. Essas situações nas quais a dor deve ser identificada de imediato chamam-se Red Flags, dando-se a entender que são "bandeiras vermelhas" de algo grave ocorrendo na cabeça. São estes:

1. Dor de cabeça que começa de uma vez, a pior que o paciente já teve, a mais forte, aquela que o paciente nunca sentiu igual. Essa chama-se de cefaleia em trovoada (thunder headache) e deve ser investigada de imediato, pois pode significar sangramento cerebral.

2. Dor de cabeça nova, diferente de todas as que você já teve. Mesmo se você já tem dor há muito tempo, mas se a dor atual é completamente diferente, em oiutra localização, ou de forte intensidade (maior que usual), deve ser inevstigada.

3. Cefaleia com febre deve ser sempre investigada o mais rápido possível, especialmente se há dificuldade para dobrar o pescoço, pois assim como pode ser só uma sinusite ou uma amigdalite, pode ser também uma meningite.

4. Cefaleia com perda visual deve ser investigada o quanto antes, sempre.

5. Cefaleia com fraqueza, perda de coordenação, perda de sensibilidade, peda de fala ou equilíbrio, visão dupla ou dificuldade ‘a fala deve ser investigada imediatamente.

6. Cefaleia nova em paciente com doenças crônicas como doenças reumáticas ou câncer deve ser ivestigada de imediato.

7. Cefaleia com lacrimejamento, queda de pálpebra, secreção nasal do mesmo lado da cefaleia, ou alterações oculares deve ser investigada logo.

8. Cefaleia que precede uma crise convulsiva deve sempre ser investigada.

9. Cefaleia nova, recente, sempre do mesmo lado deve ser investigada.

Os casos descritos acima exemplificam quando uma dor de cabeça deve prontificar o apciente a procurar um médico urgente, e não esperar em casa o quadro passar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente na minha página do Facebook - Dr Flávio Sekeff Sallem,
Médico Neurologista