segunda-feira, fevereiro 20, 2023

Afasia na demência frontotemporal

A demência frontotemporal (DFT) é uma doença neurodegenerativa que afeta principalmente as regiões frontais e temporais do cérebro. A afasia é um dos sintomas comuns da DFT, que pode afetar a capacidade de uma pessoa de entender e usar a linguagem.

A afasia na DFT pode ser de vários tipos, incluindo afasia de expressão, afasia de compreensão, afasia mista ou anomia. Na afasia de expressão, a pessoa pode ter dificuldade em produzir palavras e frases, enquanto na afasia de compreensão, pode haver dificuldade em entender a linguagem falada ou escrita.

A afasia mista envolve sintomas de ambas as afasias de expressão e compreensão. Já a anomia é a dificuldade em encontrar as palavras corretas para expressar o que se quer dizer, mesmo quando se sabe o que se quer dizer.

Além da afasia, a DFT também pode afetar outras habilidades cognitivas, como a memória, a tomada de decisões, o julgamento e a capacidade de planejamento.

O tratamento da afasia na DFT é complexo e depende da gravidade dos sintomas e do estágio da doença. A terapia da fala pode ajudar a melhorar a comunicação e o uso da linguagem. Além disso, os cuidadores e familiares podem ajudar a pessoa com DFT a se comunicar de forma mais eficaz, adaptando sua comunicação às necessidades e capacidades da pessoa.

Em resumo, a afasia causada por demência frontotemporal é um sintoma comum e debilitante da doença, que afeta a capacidade de uma pessoa de entender e usar a linguagem. O tratamento deve ser individualizado e adaptado às necessidades e capacidades da pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente na minha página do Facebook - Dr Flávio Sekeff Sallem,
Médico Neurologista