segunda-feira, fevereiro 20, 2023

Qual a diferença entre a tomografia e a ressonância?

A tomografia e a ressonância magnética são exames de imagem que ajudam a visualizar o interior do corpo humano. No entanto, elas funcionam de maneira diferente:

  • Tomografia computadorizada: é um exame que utiliza raios-X para criar imagens do corpo em cortes transversais. O aparelho de tomografia é uma espécie de "túnel" que emite raios-X em diferentes direções e recebe as informações de volta, formando uma imagem tridimensional. A tomografia é útil para visualizar ossos, tecidos densos e tumores.


  • Ressonância magnética: é um exame que utiliza um campo magnético e ondas de rádio para criar imagens do corpo em diferentes planos. Durante o exame, o paciente fica deitado em um aparelho de ressonância magnética, que emite ondas eletromagnéticas para "excitar" os átomos do corpo. Quando os átomos voltam ao estado normal, eles emitem sinais que são captados pelo aparelho e transformados em imagens. A ressonância é útil para visualizar tecidos moles, órgãos internos e o cérebro.

Em resumo, enquanto a tomografia utiliza raios-X para criar imagens tridimensionais, a ressonância magnética utiliza um campo magnético e ondas de rádio para criar imagens em diferentes planos. Cada exame tem suas vantagens e indicações específicas, e o médico pode recomendar o mais adequado para cada caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente na minha página do Facebook - Dr Flávio Sekeff Sallem,
Médico Neurologista