segunda-feira, fevereiro 20, 2023

Uma breve anotação sobre hemianopsia homônima

A hemianopsia homônima é um distúrbio neurológico que afeta a visão de uma metade do campo visual de ambos os olhos. O termo homônimo refere-se ao fato de que a perda de visão ocorre em ambos os olhos e é do mesmo lado. É causada por uma lesão no cérebro que afeta o córtex visual primário, que é responsável por receber informações visuais dos olhos.

A hemianopsia homônima pode ser causada por uma série de condições, incluindo lesão cerebral traumática, acidente vascular cerebral, tumor cerebral, infecção cerebral, encefalite e outras doenças neurológicas. A gravidade da perda de visão pode variar de leve a grave, dependendo da extensão da lesão cerebral.

A pessoa com hemianopsia homônima pode ter dificuldade em realizar atividades cotidianas, como caminhar, dirigir, ler e reconhecer rostos. A visão periférica é normal, mas a perda da metade do campo visual pode ser perigosa, especialmente quando se trata de dirigir. Por essa razão, a pessoa afetada precisa tomar precauções extras, como virar a cabeça para o lado afetado, para ampliar o campo de visão.

O diagnóstico de hemianopsia homônima é feito por meio de testes de campo visual e exames neurológicos. O tratamento depende da causa subjacente da lesão cerebral e pode incluir cirurgia, medicação e terapia visual.

Em resumo, a hemianopsia homônima é uma condição neurológica que afeta a visão de uma metade do campo visual de ambos os olhos. É causada por uma lesão no córtex visual primário do cérebro e pode ser causada por uma série de condições. A gravidade da perda de visão varia e o tratamento depende da causa subjacente da lesão cerebral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente na minha página do Facebook - Dr Flávio Sekeff Sallem,
Médico Neurologista