segunda-feira, fevereiro 20, 2023

O que é a ressonância magnética

A ressonância magnética (RM) é uma técnica de diagnóstico médico que utiliza campos magnéticos e ondas de rádio para produzir imagens detalhadas do interior do corpo humano. A seguir, são descritos os princípios técnicos que permitem a realização da ressonância magnética:

  1. Campo magnético forte: A RM utiliza um campo magnético forte, geralmente de 1,5 a 3 Tesla, para alinhar os átomos de hidrogênio (protons) presentes no corpo humano. Esse campo magnético é gerado por um ímã supercondutor que envolve o paciente.

  2. Radiofrequência: O segundo princípio da RM é a utilização de ondas de rádio para excitar os átomos de hidrogênio que foram alinhados pelo campo magnético. Essas ondas de rádio são geradas por uma antena de radiofrequência que é colocada próxima à região do corpo a ser examinada.

  3. Deteção do sinal: Após a excitação dos átomos de hidrogênio, eles retornam ao seu estado de repouso, emitindo um sinal que pode ser detectado pela antena de radiofrequência. A intensidade e a frequência desse sinal são usadas para gerar as imagens de RM.

  4. Gradientes de campo magnético: Para produzir imagens de alta resolução, a RM utiliza gradientes de campo magnético que variam o campo magnético em diferentes regiões do corpo. Isso permite que as imagens sejam obtidas em fatias finas, proporcionando maior detalhamento anatômico.

  5. Computação: Por fim, as informações obtidas pelo sinal de RM são processadas por um computador que gera as imagens finais. A computação permite a manipulação das imagens em diferentes planos e a aplicação de técnicas avançadas de processamento de imagem, como a supressão de artefatos e a reconstrução em 3D.

Em resumo, a ressonância magnética é baseada em um conjunto de princípios físicos que permitem a obtenção de imagens detalhadas do corpo humano. Esses princípios incluem o uso de campos magnéticos fortes, ondas de rádio, gradientes de campo magnético e computação. A RM é uma técnica segura e não invasiva que tem um papel fundamental no diagnóstico e acompanhamento de diversas condições médicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente na minha página do Facebook - Dr Flávio Sekeff Sallem,
Médico Neurologista